Vou apenas dar as dicas básicas sobre a instalação e configuração, pois mesmo sendo simples o servidor que será instalado, as configurações podem ser bem complexas.
O servidor instalado foi o proftpd (ele é encontrado no repositório extras-devel). Para iniciar o servidor é necessário fazer algumas configurações antes. Conecte-se via SSH ou abra um terminal no aparelho, e vire root. Abra o arquivo /opt/etc/proftpd.conf, e edite-o acrescentando estas linhas ao final dele:
RootLogin on DelayTable /home/opt/var/proftpd/proftpd.delay PidFile /home/opt/var/proftpd/proftpd.pid ScoreboardFile /home/opt/var/proftpd/proftpd.scoreboard
Essa edição irá permitir acessar o aparelho com o usuário root e a mesma senha utilizada para conectar via SSH.
Para iniciar o servidor, digite este comando:
/opt/sbin/proftpd
Para finalizá-lo, o procedimento é um pouco mais complexo:
ps -ef | grep proftpd
Esse comando retornará uma linha mais ou menos assim:
1787 nobody 2584 S proftpd: (accepting connections)
Os números exibidos serão variáveis. O importante é pegar o primeiro número, e usar no comando abaixo:
kill 1787
(trocando o 1787 pelo número exibido no seu aparelho. Esse número é a identificação do processo que está rodando o servidor de FTP. O comando kill é utilizado para matar processos)
O servidor FTP não é iniciado com o aparelho por questões de segurança. Mas nesta mensagem no Maemo.org há uma receita de bolo para iniciá-lo quando o aparelho é ligado.
Aqui há algumas dicas sobre a configuração do programa, e esta é a página oficial dele (é a versão GNU/Linux, mas acredito que todas as configurações sejam válidas para a versão Maemo).