Assim que vi a notícia sobre o tão aguardado firmware, a primeira coisa que fiz foi mandar o N900 atualizar os repositórios e instalar a atualização. Aí começaram os problemas!

O primeiro deles é que não consegui fazer a atualização através do próprio aparelho! Ele dizia que precisaria usar o NSU (Nokia Software Update). Já fiquei com a pulga atrás da orelha pois isso significaria perder todos os programas já instalados (e ter que reinstalar depois).

Mas ok….é uma atualização importante, e cansei de fazer isso no N95, então vamos lá. Abri a instalação do NSU que tenho numa máquina virtual do Windows XP, e mandei fazer. O primeiro problema foi a falta de espaço em disco no Windows, pois o NSU queria baixar um arquivo com 160MB!! Lá fui apagando coisas….depois que baixou, começou a instalação em si.

A barrinha de progresso começou a correr, 15 minutos faltando….12 minutos faltando….5 minutos faltando…..1 segundo faltando…..e esse 1 segundo durou muitos minutos, até que veio uma tela dizendo que o NSU perdeu a conexão com o aparelho. Gelei, pois a atualização já tinha começado, então a chance de ter detonado o N900 era real!

Tirei o cabo, e o aparelho começou o processo de boot. Só que, obviamente, travou!! Já quase suando frio, resolvi tirar a bateria e ligá-lo de novo. Ligou, entrou, mas no firmware antigo.

Esse processo todo eu fiz por 3 vezes!!! Até que resolvi usar a cabeça e procurar no Google por gente tendo o mesmo problema. Acabei caindo num post do Maemo.org, onde o cara fala pra, caso não tenha espaço em disco no N900 pra fazer a instalação através do Gerenciador de Aplicativos, desabilitar os repositórios extras-devel e extras-testing.

Eu também acabei removendo alguns programas que sabia que instalavam coisas na partição raiz, e tentei fazer de novo a atualização pelo próprio aparelho.

E foi sem problema algum, sem nenhum susto, e com todas as minhas configurações e programas previamente instalados preservados.

Vale a dica então: desabilite os repositórios e remova programas que sabidamente se instalam onde não devem.

Artigos relacionados: