Estas são as formas possíveis de atualizar o firmware do N900. Ainda bem que há uma forma de atualizá-lo no Linux….já que seria meio absurdo um aparelho que roda Linux só poder ser atualizado através do Windows.
Windows: basta usar o NSU (Nokia Software Update). Importante salientar que neste método toda e qualquer informação que estiver na memória do aparelho será apagada! Então é bom fazer um backup. O que estiver no cartão de memória interno (os 32GB) não será apagado.
Linux: a atualização é feita através do Flasher. É preciso baixar, além do programa, a imagem do firmware. Para iniciar a atualização, é necessário ligar o cabo USB ao aparelho desligado, e rodar, no terminal, o programa da seguinte forma:
sudo ./flasher-3.5 -F <nome do arquivo> -f -R
, onde o “sudo” nada mais é do que um comando do Linux que permite rodar outros programas no modo administrador. Uma mensagem dizendo que não há um aparelho USB correspondente conectado será exibida. Neste momento, o N900 deve ser ligado. Assim que o aparelho ligar, a atualização se iniciará, e no fim ele será reiniciado. Quando o desktop normal do N900 aparecer, pode desconectar o cabo USB.
Mac OS X: é utilizado este programa. Como no Linux, conecta-se o N900 desligado via USB, roda-se o programa e arrasta-se a imagem do firmware que foi baixada para a janela do 770Flasher. Também será exibida a mensagem de que não há um aparelho USB correspondente, e então o N900 deve ser ligado. A atualização começará, e quando o desktop surgir no N900, é seguro desconectá-lo.
Também é possível atualizar o aparelho utilizando o OTA (Over The Air). Um pequeno ícone laranja piscará no aparelho indicando que há uma nova atualização disponível. Utilizando essa forma não é necessário um computador, e nenhuma informação será apagada.
Só não ficou claro se atualizando através do Linux e do Mac alguma informação será apagada, como quando utilizado o Windows. Por via das dúvidas, acredito que a forma mais segura possa ser utilizando o OTA, com o aparelho na tomada, e via wi-fi.
fonte: Maemo-Guru