Há alguns empecilhos técnicos para que os programas no N900 possam ser utilizados tanto em modo paisagem (o normal, com o aparelho “deitado”), quanto em modo retrato (com o aparelho “em pé”).

Originalmente, a única aplicação que rodaria em modo retrato seria o de telefonia! Tanto que esse é um dos atalhos para abri-lo (basta rotacionar o aparelho).

Mas hoje já existem alguns programas que permitem a sua utilização em ambos os modos…só que isso depende um pouco do próprio programa! Por exemplo, o jogo Blocks (clone do Tetris, pré-instalado no N900) só funciona no modo retrato….por motivos óbvios: se o jogo fosse em modo paisagem as peças chegariam ao rodapé muito rápido!

Outros, como o Xournal, se “auto-rotacionam”, funcionando bem em ambos os modos.

Estou tentando fazer o pySafe funcionar bem também em modo retrato, mas aí esbarrei nos problemas técnicos. O mais complicado de todos é que o teclado virtual funciona única e exclusivamente no modo paisagem!! O que é um contra-senso, visto que no modo paisagem podemos perfeitamente abrir o teclado real…a solução que eu encontrei foi que, em modo retrato, o programa é “apenas leitura”.

Mas o motivo do post foi porque o povo do The Nokia Blog encontrou um atalho para fazer o navegador do aparelho também funcionar em modo retrato. Pressione Control + Shift + O, quando estiver no navegador. Isso vai fazer com que ele verifique o acelerômetro e se rotacione quando necessário. Essa configuração aparentemente resiste mesmo após a reinicialização dele. Ou seja: é uma “liga-desliga”.

Veja o vídeo.

Mas no minúsculo teste que fiz, usando a Ovi Store como exemplo, a rotação aconteceu, mas a tela ficou estranha…não foi corretamente renderizada no modo retrato. Isso me leva a crer que é algo ainda experimental, e por isso só conseguido através de algum atalho.

Se alguém ainda não atualizou o seu firmware, poderia confirmar se isso também é válido para a versão anterior?

fonte: The Nokia Blog

Artigos relacionados: