Uma das reclamações mais fortes em relação ao aparelho foi o fato de praticamente toda a sua utilização ser feita em modo paisagem (isto é, com ele deitado). O principal motivo para isso é o mais óbvio possível: o teclado! Quem vai querer/conseguir usar o teclado com o aparelho em pé?

Mas outro problema é que toda a interface dele foi construída para esse formato. Até porque ele é um internet tablet, e esse tipo de aparelho é sempre utilizado assim. Então para incluir a navegação na internet em modo retrato seria necessário alterar também a interface com o usuário. Isso pode parecer simples num primeiro momento, mas parando para pensar um pouco nota-se que não é algo trivial! O desenho da tela tem que ser alterado, o que antes podia ocupar determinado espaço precisa ser redimensionada para ocupar outro, aquilo que poderia acontecer ao se clicar em determinado local utilizando apenas a coordenada efetivamente pressionada (ao invés de levar em conta o que está sendo apresentado naquele ponto) precisa ser repensado….

Um exemplo prático desse último item poderia ser o acesso ao menu do sistema: pelos vídeos já vistos, ele é acessado pressionando o canto superior esquerdo. Isso poderia ser colocado na base do sistema de forma a que sempre que se pressionasse aquele local o menu seria exibido, mesmo que a aplicação atual estivesse travada. Mas ao mudar a orientação do aparelho isso precisa ser repensado.

A boa notícia é que essa foi uma reclamação tão grande que pelo menos a navegação em modo retrato está em desenvolvimento. Quando estará disponível é difícil dizer! Mas eu particularmente acredito que na primeira grande atualização de firmware do aparelho ela já dará as caras.

Artigos relacionados: