Quem assistiu ao filme Matrix deve se lembrar das pílulas dadas ao Neo: ele deveria escolher uma delas, a azul ou a vermelha. Se escolhesse a azul, permaneceria do jeito que estava. Mas se escolhesse a vermelha, descobriria toda a verdade sobre a vida que ele achava ter.

Pois bem….o N900 também tem uma verdade escondida. O gerenciador de aplicativos do aparelho roda, normalmente, na forma pílula azul. Mas é possível colocá-lo na forma pílula vermelha. Isso abre o aparelho para que se façam coisas normalmente não permitidas. E como não são permitidas normalmente, é porque podem ser danosas!

No modo normal (ou azul), é proibido substituir pacotes do sistema, assim como instalar aplicativos que possam prejudicar o aparelho. Também são escondidos alguns pacotes que, teoricamente, não tem relevância para o usuário (no que eu discordo, pois se é irrelevante, por que está lá?), e também apresentando opções para alterar determinados comportamentos.

Isso poderia ser equivalente ao jailbreak no iPhone, ou então ao hack nos aparelhos Symbian para tirar a necessidade de assinar os aplicativos.

Neste link é possível ver uma lista das configurações que podem ser alteradas no modo vermelho.

Importante: essa é uma configuração que deve ser utilizada com EXTREMO cuidado. E eu particularmente acredito que não seja necessária. Existe uma chance real de danificar o aparelho.

Para alterar entre os modos, é necessário abri o gerenciador de aplicativos, ir em ferramentas, catálogo de aplicações, clicar em novo, digitar “matrix” no campo endereço da web, e clicar em cancelar. Aí é só selecionar o modo na janela que aparecerá.