Está ocorrendo uma certa confusão quanto às versões do Firefox pro N900. Em muitos lugares (inclusive no próprio site da Fundação Mozilla) a versão lançada é a beta 2.

Mas no T.M.O. estão falando em beta 3, e realmente há um outro arquivo, disponível por FTP, com data de hoje (ao contrário do citado aqui, que possui data de ontem), que é um beta 3. Além de ter uma outra diferença: o beta 2 aparece no menu do aparelho e também internamente como Firefox. Já o beta 3 aparece como Fennec!

Uma outra diferença, essa interna mas que pode ser muito importante: o Fennec (o beta 3, não o beta 2) é feito em Qt, ou pelo menos usa componentes dessa biblioteca!

Num uso bem pequeno que fiz dos dois, para efeitos de comparações, notei que o Firefox (beta 2) pareceu mais rápido no carregamento e exibição de páginas. Mas os testes foram bem rápidos, e com valor científico nulo!

Mas o Fennec (beta 3) entrou sem problemas no site de teste do HTML5, e ele teve um resultado superior à versão que tinha testado anteriormente (antes obteve 190 pontos com 9 bônus):

Não sei o porque das duas versões, uma como Firefox e outra como Fennec, um beta 2 e outro beta 3.

Atualização: o enigma está resolvido! A versão mais recente é a beta 2. O beta 3 é a versão que será lançada em um ou dois meses…é a chamada nightly build! Esses builds são lançados diariamente mostrando o desenvolvimento do programa, porém como estão em desenvolvimento nem sempre funcionam. E por enquanto estão iguais porque, afinal de contas, o beta 3 possui alterações de apenas 1 dia!