Arquivo por categoria acelerômetro

SleepyAnalyser

Já havia falado sobre o SleepPy. E agora surge outro programa com o mesmo intuito, porém com uma apresentação mais interessante.

A forma de exibir o sono é bem mais intuitiva, principalmente por mostrar os picos de forma bem clara. O programa ainda não tem a função de despertador (que o autor já disse que pretende colocar), assim como também pretende implementar uma forma de deixar o aparelho em modo offline e, ao despertar, voltar para online.

Ele está no repositório extras-devel.

SleepPy: para você acordar bem

Há algum tempo atrás surgiu um programa para aparelhos Symbian que prometia te acordar na melhor hora possível. Segundo estudos, a pior hora para ser acordado é naquele momento de sono profundo, também conhecido como REM.

O programa para Symbian, HappyWakeUp, usava o microfone para saber quando você se movia na cama, o que indicaria que você está num estágio mais leve de sono, e portanto, bom para ser acordado. Aí ele tocaria o alarme, mas num volume baixo e aumentando devagar.

Eu cheguei a testá-lo, e comigo não funcionou muito bem não…. :)

De qualquer forma, há para o N900 um programa semelhante. Só que ele não usa o microfone, mas sim o acelerômetro. Você configura o programa e coloca o aparelho na cama (óbvio…como ele vai sentir as vibrações?). E de preferência ligado na tomada, pra não acabar com a bateria, já que o acelerômetro estará o tempo todo ativo.

Ele está no repositório extras-devel.

A segunda imagem mostra em forma de gráficos o seu sono. Quanto mais clara o pedaço da barra, maior foi a “tremedeira” sentida pelo acelerômetro. Isso vai ajudar a mostrar a qualidade do seu sono, pois quanto menos você se mexe, mais descansa.

Ainda não testei o programa efetivamente. Vamos ver como se comporta amanhã!

fonte: Maemo.org

Um joguinho, pra variar

A qualidade dos jogos está subindo, mesmo entre os gratuitos e feitos sem muito compromisso!

Este chama-se Sensitive Motion, e como dá pra imaginar pelo seu nome, utiliza o acelerômetro. O objetivo é levar a bolinha até a saída, inclinando o aparelho para movimentá-la, e evitar que ela saia do caminho.

Como dá para perceber na primeira imagem acima, o jogo possui embutido um editor de níveis.

Ele está no repositório extras, o que significa que é uma versão estável.

Modo retrato…por acidente

Hoje o aparelho ficou no modo retrato, indefinidamente. O resultado não é lá muito bonito, como dá pra ver nas imagens abaixo. O Freecel (freecell4maemo, no repositório extras-testing) ficou maluquinho, inclusive!

Isso aconteceu quando eu abri o aplicativo de telefone, em modo paisagem, rodei o aparelho para ficar em modo retrato, e pressionei o botão para mostrar o teclado numérico. Não voltou mais pro modo paisagem.

A forma que encontrei foi abrir o navegador nativo, com a auto-rotação ligada, acessar um site, e voltar o aparelho ao modo paisagem. Aí voltou ao normal.

Só acho que foi alguma condição especial que provocou tudo isso, pois depois de conseguir fazer o “processo” umas 3 vezes seguidas, agora não vai mais. De qualquer forma, serve de curiosidade.

Navegar com a tela em modo retrato

Há alguns empecilhos técnicos para que os programas no N900 possam ser utilizados tanto em modo paisagem (o normal, com o aparelho “deitado”), quanto em modo retrato (com o aparelho “em pé”).

Originalmente, a única aplicação que rodaria em modo retrato seria o de telefonia! Tanto que esse é um dos atalhos para abri-lo (basta rotacionar o aparelho).

Mas hoje já existem alguns programas que permitem a sua utilização em ambos os modos…só que isso depende um pouco do próprio programa! Por exemplo, o jogo Blocks (clone do Tetris, pré-instalado no N900) só funciona no modo retrato….por motivos óbvios: se o jogo fosse em modo paisagem as peças chegariam ao rodapé muito rápido!

Outros, como o Xournal, se “auto-rotacionam”, funcionando bem em ambos os modos.

Estou tentando fazer o pySafe funcionar bem também em modo retrato, mas aí esbarrei nos problemas técnicos. O mais complicado de todos é que o teclado virtual funciona única e exclusivamente no modo paisagem!! O que é um contra-senso, visto que no modo paisagem podemos perfeitamente abrir o teclado real…a solução que eu encontrei foi que, em modo retrato, o programa é “apenas leitura”.

Mas o motivo do post foi porque o povo do The Nokia Blog encontrou um atalho para fazer o navegador do aparelho também funcionar em modo retrato. Pressione Control + Shift + O, quando estiver no navegador. Isso vai fazer com que ele verifique o acelerômetro e se rotacione quando necessário. Essa configuração aparentemente resiste mesmo após a reinicialização dele. Ou seja: é uma “liga-desliga”.

Veja o vídeo.

Mas no minúsculo teste que fiz, usando a Ovi Store como exemplo, a rotação aconteceu, mas a tela ficou estranha…não foi corretamente renderizada no modo retrato. Isso me leva a crer que é algo ainda experimental, e por isso só conseguido através de algum atalho.

Se alguém ainda não atualizou o seu firmware, poderia confirmar se isso também é válido para a versão anterior?

fonte: The Nokia Blog

Snowtter

Não espere nada de mais deste programa, a não ser mostrar para amigos impressionáveis (talvez mais amigas) o poder do N900. Ele não mostra os seus tweets nem dos seus amigos…apenas mostra as mensagens públicas que contenham uma destas palavras: “Christmas”, “Xmas”, “Holidays” ou “Snow”.

Fiz um teste mandando pela minha conta no Twitter uma mensagem contendo as palavras, e não apareceu lá….de qualquer forma, é um programinha simpático….mas inútil!

Para instalar, baixe-o e use o dpkg, comentado aqui.

fonte: QUIt Coding