O N900 possui uma biblioteca chamada Telepathy, que é a responsável por toda a parte de comunicação do aparelho: chamadas (voz e vídeo) e mensagens instantâneas. É graças a essa biblioteca que ele pode, através de simples plugins, se conectar a diversas redes de comunicação, como MSN, ICQ, Yahoo, Skype, e por aí vai.

Como essa biblioteca está totalmente integrada ao sistema, usando o Telepathy todas as mensagens trocadas acabam indo pro Conversations, também utilizado para SMS. Alguns podem achar isso ruim, pois não gostam de misturar as coisas, e também porque deixando tudo junto, pra limpar depois pode dar um belo trabalho!

Sem contar que os contatos dos comunicadores acabam sendo integrados aos contatos do aparelho, o que também causa problemas, pois você precisa fazer a fusão dos contatos.

Portanto pode ser interessante instalar aplicativos para isso.

Com certeza há vários por aí, mas vou comentar somente sobre alguns poucos.

O primeiro é um considerado por muitos como o melhor comunicador instantâneo para aparelhos móveis: o Fring. Eu cheguei a testá-lo no N95, e não gostei muito…costumava travar, alto consumo de CPU, e não era muito amigável. Mas é opinião minha! Eu preferia o Nimbuzz, que faz a mesma coisa (só que infelizmente ainda não há versão para Maemo).

O Fring teoricamente deveria aparecer na Ovi Store (pelo menos é o que diz o site da Nokia), mas comigo não apareceu. Então apelei para a linha de comando (como root):

apt-get install fring

Depois de várias bibliotecas instaladas, o programa está lá no menu. Não requer lá muita prática, porém exige cadastro no próprio Fring, coisa que eu não gosto (por que me cadastrar num serviço para acessar outros serviços que deveriam ser acessados diretamente?).


Ele possui integração com as redes do Skype, Google Talk, MSN Live, ICQ, Twitter, Yahoo e AIM, além da possibilidade de cadastrar servidores SIP, como Gizmo, VoipStunt, SIPNET, e etc.

E parece que o programa tem um certo problema se você o abre e não está com uma conexão à internet ativa: comigo ele capota.

O próximo é o Pidgin. Ele é encontrado no repositório extras-devel. Ao procurar, cuidado, pois há vários pacotes com o nome de Pidgin. O que deve ser instalado tem o nome de Pidgin Internet Messenger.


O Pidgin tem integração com muitas redes, mas não tem o Skype.

Por último, tem o aMSN, que assim como o Pidgin, é originalmente um programa para o desktop. Ele deve ser instalado à partir do próprio site, onde há um dos famosos arquivos .install, que cadastra um novo repositório.

O aMSN só se conecta à rede do MSN, mas possui a vantagem de fazer conversas por vídeo, podendo utilizar a câmera principal ou a secundária do N900.

No desktop eu utilizava o aMSN, até que me cansei da instabilidade e da enorme quantidade de memória que ele usava, sem contar a lentidão (que parece ser um problema também no N900), e instalei o Kmess, que junto ao Emesene é considerado o melhor comunicador para GNU/Linux. O Kmess dificilmente será portado para o N900 pois ele é escrito para ser totalmente integrado ao ambiente gráfico KDE. Já o Emesene é mais provável, pois é escrito em Python.

Artigos relacionados: