O Flash é aquele plugin que permite o navegador exibir páginas animadas, e também rodar vários jogos nele, só para citar alguns exemplos. É em Flash também que os vídeos do Youtube são exibidos.

O N900 vem de fábrica com a versão 9.0. Só que já está no mercado a versão 10. E alguns sites não permitem que suas animações sejam exibidas na versão anterior, mesmo sendo isso possível.

Não há o menor sinal de que a Adobe e a Nokia, em algum momento, façam uma atualização do Flash no N900.

Mas há um programa, no repositório extras-devel, que permite alterar a versão que o plugin informa para os sites, permitindo que as animações possam ser exibidas. Claro que nem sempre funcionará, já que se a animação usa algo específico da versão 10 ocorrerá algum problema…..afinal de contas, você não está usando a última versão!! Apenas está enganando o site dizendo que está.

O nome dele é Tweak Flash plugin version. A tela não poderia ser mais simples e auto-explicativa.

Basta dizer qual é a versão que ele deve informar aos sites, e mandar salvar. Para voltar à configuração original basta selecionar a devida opção no menu do programa.

Infelizmente eu não consegui testar efetivamente o programa pois desconheço qualquer site que obrigue a ter a versão mais recente do Flash….

fonte: Nokia N900 Applications