No ambiente GNU/Linux o SSH é a forma mais completa, segura e eficiente de se conectar a outra máquina. Na prática, o SSH é um protocolo, não especificamente um programa. Ele significa “Secure SHell”, ou num português mais claro “linha de comando segura”.

Ao conectar via SSH no N900 você terá as mesmas coisas que tem ao abrir o terminal no próprio aparelho.

Para fazer isso são necessárias três coisas:

1) A instalação do servidor SSH, que não requer prática nem habilidade: basta acessar o gerenciador de aplicativos e mandar instalar!! Há mais de uma opção nos repositórios, mas como na essência todos são iguais, não faz lá muita diferença qual instalar (talvez só o espaço ocupado por cada um na memória). Eu tenho no meu o OpenSSH Client and Server, que na prática é composto por 3 pacotes: um com esse nome, o OpenSSH Client e o OpenSSH Server.

2) Colocar uma senha no N900!!! O SSH não permite uma conexão a um servidor que não esteja protegido por uma (afinal de contas, como manter a segurança de algo que não tem senha?). Para colocá-la abra o terminal no N900, entre no modo root, e digite este comando: “passwd” (sem as aspas). Ele vai pedir que você digite a senha, e depois a confirme.

CUIDADO: lembre-se muito bem dessa senha! Não há forma de recuperá-la depois, e eu acredito que reinstalar o firmware NÃO a fará sumir!

Observação importante: não coloque uma senha fraca! Lembre-se que, à partir do momento que o servidor SSH estiver instalado, e uma senha definida, QUALQUER pessoa que saiba o IP do N900 poderá se conectar a ele, e sabendo a senha, terá acesso total ao aparelho….estando a pessoa ao seu lado ou na China!

Essa senha só será necessária quando você se conectar remotamente ao aparelho. E pode ser trocada a qualquer momento, digitando o mesmo comando (passwd, como root).

3) Ter o aparelho conectado à internet (via 3G ou wi-fi) ou a uma rede local (via wi-fi).

No computador que será usado para acessar o N900 é necessário instalar um cliente. Aqueles que usam alguma distribuição Linux muito provavelmente já possuem um…basta ir pro terminal (no computador!!) e digitar “ssh root@<ip do N900>“. Para quem usa o Windows eu recomendo o PuTTY (é pequeno e gratuito). E quem usa MacOS, a Wikipedia recomenda o Fugu.

O nome do usuário sempre será “root”. Infelizmente, eu ainda não descobri como conectar com o usuário normal do N900 (leia aqui)….principalmente porque sempre usar o root é algo temerário! Qualquer comando errado, e posso destruir o sistema inteiro.

Uma boa fonte de informações sobre SSH é o este artigo, no Guia do Hardware. E algo mais avançado aqui, no mesmo site.

Artigos relacionados: