Uma grande dor de cabeça para o usuário que gosta de instalar tudo que vê pela frente é o espaço da partição raiz do N900, chamada de rootfs. Como explicado detalhadamente aqui, essa partição possui apenas 256MB de espaço, e se aplicativos não muito bem construídos forem instalados, ela vai lotar. E isso vai gerar problemas (como a impossibilidade de instalar novos programas ou de atualizar o firmware over the air).

Encontrei um script no Maemo.org, escrito em Perl, que mostra todos os pacotes que estão ocupando espaço nessa partição, e principalmente, quanto está ocupando.

O arquivo deve ser baixado daqui, e descompactado em algum lugar do N900. Ele possui um arquivo de instruções bem completo, portanto para mais detalhes leia-o.

Vá até o diretório onde descompactou o arquivo pelo terminal ou via SSH (não é obrigatório estar como root). Digite este comando:

perl checkpkgs.pl

Ele vai retornar uma lista grande, onde na primeira coluna está quanto o pacote ocupa (em bytes), e na segunda o nome dele. Entre parênteses pode aparecer o “nome amigável” do pacote.

Para saber quais são os arquivos que determinado pacote tem no rootfs, basta usar este comando:

perl pkglist.pl <nome do pacote>

Ele vai retornar a lista de todos os arquivos do pacote especificado (o nome que aparece na segunda coluna do comando anterior, fora dos parênteses) que estão no rootfs. Por exemplo, para o pySafe teremos a imagem abaixo.

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: