Arquivo por categoria bluetooth

Console de jogos? Não, obrigado!

Basta um controle e um N900 (a TV é opcional).

fonte: Gizmodo

Controlar aparelhos pelo bluetooth

Tinha lido há algum tempo sobre um programa alardeado como “prova de conceito”, onde dava pra usar o N900 como controle de um PS3, através do bluetooth. Como falavam apenas sobre o controle do PS3, acabei não dando muita atenção….até que vi um post no Maemo.org, onde citavam um post do Engadget falando sobre o programa.

Fui dar uma olhada, e lá explicavam que ele poderia ser usado como mouse, teclado, controle de PS3 e por aí vai, através de bluetooth. A curiosidade falou mais alto, e acabei instalando-o. Ele se chama Bluemaemo.

Depois de instalado sofri um pouquinho pra fazer o N900 se entender com meu notebook…mas nada que uma lida na wiki do projeto não tenha resolvido (bastou remover a conexão e refazê-la).

Nestas duas primeiras imagens estão a tela inicial do programa, e o menu principal (que aparece após estar conectado ao computador, por exemplo):

E estas outras duas imagens mostram o programa sendo usado como teclado remoto, e permitindo controlar a parte multimídia do computador:

A parte multimídia não funcionou, pois as configurações das teclas não batiam com as do notebook. Mas nada que a configuração correta do Bluemaemo não resolva…

Usando ele como teclado e como mouse funcionou 100%, num computador rodando GNU/Linux e num Mac.

Observação: claro que não dá pra jogar no PS3 usando o N900 como controle, já que a resposta aos comandos não será tão rápida.

Tags:

Rádio FM

Comentei aqui sobre alguns problemas com o programa de rádio, no qual a recepção estava bem ruim.

Bem….foi lançada uma nova versão, a 2009.12.13, que instalei, porém não testei. Acabei de fazer o teste e, além da recepção estar muito melhor, uma outra coisa me chamou a atenção, que dá pra perceber na imagem abaixo.

O texto “depois de um rock sempre vem outro rock” não fui eu que coloquei!! Assim como o “FM* KISS” do rodapé. Isso chama-se RDS, ou Radio Data System, que é um sistema de transmissão digital de dados. Qualquer emissora que já faça transmissões digitais pode utilizar esse sistema e enviar junto informações que o receptor pode exibir. Essa emissora que está sintonizada, por exemplo, costuma enviar o nome da música e da banda que está tocando no momento.

O que isso significa?? Significa que o receptor FM do N900 não é um qualquer não! Pena só que o bluetooth tenha que ser ativado para que o rádio funcione…a bateria agradeceria se não fosse obrigatório.

Só pra constar, o “Kiss FM”, em verde, é o nome que eu coloquei para a estação, ao salvá-la no aparelho.

Tags:

Thetering via bluetooth

Tethering é o terror de muita operadora de telefonia celular: é a capacidade de um aparelho de ser usado como se fosse um modem, compartilhando a própria conexão com a internet. Isso é tão detestado por elas que muitos aparelhos são vendidos com essa possibilidade bloqueada. O motivo de tanto ódio é que isso tira a possibilidade delas de venderem um outro produto: os modens 3G!!

O N900 permite fazer o tethering, tanto via cabo USB quanto por bluetooth.

A conexão via bluetooth é excelente, pois você fica livre de qualquer cabo (apesar que a conexão via USB vem com uma vantagem extra: ao mesmo tempo que usa a internet através do aparelho, também recarrega a bateria). Mas o tethering via bluetooth está desabilitado por padrão no N900! E não há uma forma gráfica de habilitá-lo (por enquanto).

É necessário apelar para o terminal para poder usar tethering via bluetooth….há duas formas: a temporária e a quase-permanente.

Na forma temporária, basta rodar este script no terminal:

sdptool add –channel 1 DUN
while true; do
rfcomm -S — listen -1 1 /usr/bin/pnatd ‘{}’
sleep 1
done

Observação: para rodar o script, é necessário ser root. O script pode ser criado com qualquer nome, qualquer extensão (por padrão, no GNU/Linux os scripts possuem extensão .sh). Após estar criado, entre como root e rode o comando “chmod +x ” (sem aspas). O comando chmod é utilizado para mudar as permissões dos arquivos. O parâmetro “+x” faz com que o arquivo possa ser executado (no GNU/Linux não é a extensão do arquivo que determina se ele é um executável, mas uma propriedade/permissão dele).

O script deve ficar rodando num terminal até que o tethering não seja mais necessário. Para finalizá-lo, basta pressionar Control+C.

A forma quase-permanente consiste em criar um outro script e colocá-lo num diretório específico. Este é o script:

description “DUN over Bluetooth”
author “Philip Langdale”

respawn
console none

start on started bluetoothd
stop on stopping bluetoothd

pre-start script
# XXX: bluetoothd should do this in post-start
while [ ! -e /var/run/sdp ]; do
sleep 1
done
sdptool add –channel 1 DUN
end script

exec rfcomm -S — listen -1 1 /usr/bin/pnatd ‘{}’

post-stop script
sdptool del `sdptool browse local | grep Dial-Up -A 1 -m 1 | tail -n 1 | cut -d ‘ ‘ -f 3`
sleep 1
end script

(ele foi alterado para que seja executado corretamente na inicialização do aparelho)

Complicado, né?? Existe uma outra forma mais simples de consegui-lo. Abra o terminal, vire root, digite o comando “wget http://intr.overt.org/misc/bluetooth-dun”. Caso apareça a mensagem de que o comando wget não foi encontrado, digite isto: “apt-get install wget”. O comando “apt-get” é utilizado para instalar/remover programas/pacotes via linha de comando (rigorosamente a mesma coisa que o gerenciador de aplicativos faz de forma gráfica, mas muito mais poderoso). O “wget” é utilizado para baixar alguma coisa da internet (qualquer coisa! Pode ser uma página html, um arquivo, uma figura, até um site inteiro…é um comando extremamente poderoso, e vale a pena conhecê-lo mais).

O script deve ficar no diretório /etc/event.d. Para iniciá-lo, basta digitar “start bluetooth-dun” (considerando que seu nome é “bluetooth-dun”). Uma vez iniciado, só será preciso reiniciá-lo quando o N900 for desligado e ligado novamente. Ainda não descobri como fazer com que o script seja executado automaticamente na subida do sistema. (o autor o atualizou para que ele fosse iniciado automaticamente ao ligar o aparelho).

Caso seja necessário pará-lo, é só usar o comando “stop bluetooth-dun”. Não é preciso alterar a permissão de execução dele.

O fato de ficar rodando em background praticamente não interfere na utilização do aparelho, pois ele fica parado até que o bluetooth seja ligado…portanto, não consome CPU (e consequentemente bateria).

O autor pretende criar um pacote com o script, e aí talvez ele consiga configurá-lo para que a inicialização seja automática também.

fonte: Wubble e sua correção

Tags: , ,