Arquivo por categoria telefonia

Dica útil ao telefonar

Acho que todos já passaram por isso, ou talvez passem: o telefone toca, você vai atender, mas a pessoa desiste antes que a chamada se complete. Então você vai retornar a ligação. Só que a pessoa possui dois telefones, e por algum motivo qualquer, você quer retornar em outro número (não naquele que a pessoa te ligou).

O normal seria abrir o aplicativo de telefonia, ver que há uma chamada perdida, selecioná-la e mandar discar. O problema é que só aparece ali o número do telefone no qual a chamada perdida se originou, e não todos os números do contato! O que até faz um certo sentido, afinal de contas você pode querer ver se a pessoa ligou do celular ou de casa (indicando que talvez ela não esteja em casa).

E o que fazer se você quer ligar pra outro número? Abrir os contatos, procurar a pessoa, e chamar o outro número.

Bem…..há um pequeno atalho para isso: na tela que exibe o número da chamada perdida basta pressionar o ícone/desenho/foto do contato que serão apresentados todos os números cadastrados para ele! Aí é só selecionar aquele pro qual deseja ligar…

Uma coisa simples, funcional, bem pensada, pena que não muito divulgada….até agora!

fonte: The Nokia Guide

Custom Ringtones, o retorno

Hoje o desenvolvedor colocou uma nova versão no repositório, e esta última versão aparentemente está totalmente funcional!

Para quem não lembra o que é o programa, ele foi comentado aqui.

Na sua primeira versão ele possuía um gravíssimo problema: era lento! Muito lento!!! Somente após uns 5 segundos do início da chamada é que o aparelho efetivamente tocava. Para quem está recebendo a chamada não chega a ser um problema, já que o usuário não notaria essa demora….mas para quem faz a chamada é um tempo considerável, que pode chegar a 10 segundos (lembrando que o início da chamada em si pode ser demorado).

O desenvolvedor começou a investigar o motivo dessa demora, como explicado aqui. Ele corrigiu o problema, mas surgiram outros 2, sendo que um deles é relativamente grave e fez muitas pessoas não o usarem: o aparelho deixou de vibrar quando um toque personalizado está em uso.

Esse problema foi corrigido, e o programa agora funciona perfeitamente, sem demora para tocar, e vibrando.

Não testei em relação ao MyContacts pois não tenho esse programa instalado, mas acredito que a incompatibilidade continue, por um motivo bem simples: ambos os programas tentam fazer a mesma coisa, e é meio difícil colocar dois carros numa única vaga de garagem ao mesmo tempo, não é mesmo?

Toques personalizados mais rápido

O maior problema enfrentado por quem tentou usar o Custom ringtones for your contacts é a demora para o N900 começar a tocar quando uma chamada é recebida. Levava até 4 segundos!

O autor do programa começou a investigar o motivo dessa demora. Basicamente o programa deve fazer 3 coisas: ser avisado que uma chamada chegou, localizar o autor da chamada nos contatos do aparelho, e mandar tocar o toque personalizado.

Os dois primeiros passos acontecem relativamente rápido, portanto o problema era a parte responsável por fazer o toque funcionar.

O autor originalmente fazia o que é correto: mandava o arquivo para o Gstreamer, que por sua vez enviava para o PulseAudio. O primeiro é uma biblioteca que dá muita facilidade para mexer com áudio e vídeo, e também é o responsável pelo uso dos CODECs (ou seja: para tocar um MP3 obrigatoriamente você passará pelo Gstreamer).

Já o PulseAudio é o cara que faz a comunicação direta com o hardware de som do aparelho.

O que foi feito no programa foi alterar essa lógica: passar o áudio diretamente para o PulseAudio. Então tudo deveria passar a funcionar bem e rápido. Ele notou, monitorando os processos do aparelho, que entre o instante que se recebe uma chamada e que o áudio começa a ser enviado ao PulseAudio se passam menos de 0.1 segundos. Então há algo mais errado ainda!

Investigando mais ele descobriu que há um bug no Maemo que provoca a lentidão. Ele disse que já gente tentando corrigir o problema, mas eu não encontrei o bug no Bugzilla.

De qualquer forma eu testei o programa novamente, e realmente a lentidão não acontece mais. Porém, há 3 problemas: o primeiro é que o programa é incompatível com o My Contacts.

O segundo problema, e que o autor conhece e pretende corrigir na próxima versão é que quando há um toque personalizado pelo programa o telefone não vibra mais.

E o terceiro problema que alguns usuários estão reportando (e que eu confirmei), é que ao definir um toque personalizado o telefone não toca mais!! Esse é mais complicado… :)
ATUALIZAÇÃO: Já foi corrigido!! Testei e funcionou 100%. Os outros dois problemas permanecem.

fonte: Marco Barisione’s Weblog

Códigos GSM

A parte de telefonia do N900 é o seu calcanhar de aquiles. Diversas características presentes em qualquer aparelho mais simples faltam a ele, de fábrica: MMS, comandos da operadora (como solicitar saldo para linhas pré-pagas, também chamados de códigos USSD), o menu da operadora (também chamado de menu do chip), e os comandos GSM.

O MMS foi resolvido através do fMMS. Os comandos da operadora foram resolvidos no último firmware. O menu da operadora não tem solução ainda. E os comandos GSM não tinham! Mas agora aparentemente já tem!! Claro que graças a um desenvolvedor.

O programa está no repositório extras-devel, e chama-se Starhash Enabler.

Fiz um teste cadastrando um telefone para transferência de chamadas no meu aparelho, que é Vivo, e o cadastro foi aceito pela operadora!! Sem o programa, recebia um erro de código de serviço não suportado.

fonte: T.M.O.

Toques personalizados para os contatos

Não, este texto não se refere ao MyContacts, mas sim ao Custom ringtones for your contacts.

Para usá-lo o procedimento é extremamente simples: vá até o Contatos, selecione o contato para o qual quer colocar um toque personalizado, abra o menu da aplicação, e selecione o botão “Set custom ringtone”. Simples, fácil e rápido. E mais uma “deficiência” do aparelho vai pro espaço graças à comunidade.

O programa está no repositório extras-devel.

É possível usar MP3 para os toques. Mas pelo menos nos testes que fiz houve um inconveniente: as chamadas demoram cerca de 5 a 10 segundos para tocarem no celular. E o problema é realmente devido ao programa, pois o Recaller começa a gravar bem antes do aparelho começar a tocar, o que indica que a chamada “já chegou” ao N900.

O autor do programa disse que faltam duas coisas nele: uma forma de colocar um toque personalizado para números desconhecidos e números anônimos (aqueles que não permitem que seu número seja identificado), e colocar toques a grupos de contatos. Os dois primeiros ele acha simples (só precisa definir uma interface para isso), já o segundo é bem mais complicado, pois como o programa está perfeitamente integrado ao Contatos, ele só poderia fazer se o próprio Contatos desse suporte a grupos…o que não acontece.

fonte: The MeeGo Blog, via Maemo.org News

Dois chips no N900

Este vídeo demonstra, de forma bem clara, como utilizar dois chips no N900. Claro que a coisa não é tão simples, e precisa do MagicSIM 23-A. Procurando no eBay eu achei apenas um vendedor.

fonte: Nokia N900 Applications

Recaller, agora com gravação automática

A nova versão do Recaller faz gravação automática de chamadas. Ele está no extras-devel (há no extras uma versão, a 0.4.0, porém a mais recente é a 2.0.0).

Apesar dele incluir um ícone no menu do sistema, a configuração é feita através do widget colocado no desktop.

Os formatos suportados para gravação são AAC, FLAC e WAV. E permite gravar não apenas ligações, mas sons de jogos e até do rádio FM.

Ele possui um manual básico aqui.

Phone Speaker Switcher

Mais um programinha simples, mas muito útil! Basicamente, ele faz com que uma chamada entre automaticamente no viva-voz dependendo de algumas configurações: ele pode ativar o viva-voz quando o teclado é aberto, quando a tecla da câmera é pressionada ou dependendo do sensor de proximidade (que é pra mim o mais interessante disparado).

Além de exibir automaticamente o gerenciador de tarefas assim que ativa o viva-voz.

E claro, se usando o sensor de proximidade, assim que o sensor percebe que afastou o telefone do rosto o viva-voz é ativado, e assim que o aparelho volta pra perto do rosto, é desativado!

As configurações dele ficam lá na seção extras, no menu de configuração do próprio aparelho.

Não é possível usar o sensor ao mesmo tempo que as teclas. Parece que há algum problema de concorrência ou alguma outra coisa que causa efeitos indesejados, por isso que se o sensor estiver selecionado, o teclado e a tecla da câmera ficam desabilitados.

Ele não atende uma ligação automaticamente, mas caso se atenda e o sensor (se configurado para esse caso) perceber que o aparelho está longe do rosto, entra no viva-voz automaticamente.

O programa está no repositório extras-devel.

Tags:

Ouvindo quem está chamando

Eu já tinha comentado sobre a possibilidade de um programa assim, e acho até que ele demorou um pouco, mas saiu: ESpeakCaller (repositório extras-devel).

Ele ficará mais interessante quando algumas configurações forem possíveis, como por exemplo só dizer o nome de quem chama se estiver usando fone de ouvido, ou num determinado perfil (utilizando a mesma integração que o Alarmed possui com o Tweakr)…

Dessa forma, aos poucos, uma a uma as deficiências iniciais do N900 vão sendo supridas! Já foram o rádio FM, MMS, sintetizador de voz….um próximo que seria bastante interessante seria o reconhecimento de voz. Mas esse é bem mais complexo, tanto que nem no fórum do Maemo.org há alguma opção nem que seja levemente utilizável.

CallBlocker ou PyCallBlocker?

Infelizmente aconteceu algo que às vezes acontece no mundo do software livre: furto de ideias sem que os devidos créditos sejam dados.

Primeiro apareceu o pequeno programinha em Python, muito mais como prova de conceito. E logo em seguida apareceu uma interface gráfica para configurá-lo: o PyCallBlocker.

Hoje navegando pelo fórum do Maemo.org notei que havia um tópico falando de um tal CallBlocker. Achei que fosse o mesmo programa, e fui olhar. Não é.

Na verdade, o autor do PyCallBlocker pegou o programa (aquela “prova de conceito”), colocou uma interface por cima, e montou o pacote, sem dar o devidos créditos (basta olhar nos fontes ou na descrição do programa que não há nenhuma referência ao real autor).

Eu já removi o PyCallBlocker, e estou esperando os autores verdadeiros disponibilizarem um pacote nos repositórios. Por enquanto, há apenas o arquivo .deb no Garage, mas que não é automaticamente instalado por falta das dependências.

Não há nada de errado em pegar uma ideia, alterá-la ou melhorá-la ou qualquer coisa que seja, desde que os créditos sejam dados. Reconhecimento é o que move grande parte dos desenvolvedores de programas com código-fonte livre e aberto.

Tags: