Arquivo por categoria rádio

Rádio FM

Comentei aqui sobre alguns problemas com o programa de rádio, no qual a recepção estava bem ruim.

Bem….foi lançada uma nova versão, a 2009.12.13, que instalei, porém não testei. Acabei de fazer o teste e, além da recepção estar muito melhor, uma outra coisa me chamou a atenção, que dá pra perceber na imagem abaixo.

O texto “depois de um rock sempre vem outro rock” não fui eu que coloquei!! Assim como o “FM* KISS” do rodapé. Isso chama-se RDS, ou Radio Data System, que é um sistema de transmissão digital de dados. Qualquer emissora que já faça transmissões digitais pode utilizar esse sistema e enviar junto informações que o receptor pode exibir. Essa emissora que está sintonizada, por exemplo, costuma enviar o nome da música e da banda que está tocando no momento.

O que isso significa?? Significa que o receptor FM do N900 não é um qualquer não! Pena só que o bluetooth tenha que ser ativado para que o rádio funcione…a bateria agradeceria se não fosse obrigatório.

Só pra constar, o “Kiss FM”, em verde, é o nome que eu coloquei para a estação, ao salvá-la no aparelho.

Tags:

A bateria

Pelo menos nesta primeira versão, a bateria parece ser um grande gargalo no aparelho. Não passa um dia sem que eu tenha que recarregá-la pra não correr o risco de ficar na mão.

E algumas coisas ainda contribuem para drenar mais ainda a pouca energia dela: a falta de atenção! Pois é….eu coloquei no desktop que considero principal alguns atalhos e widgets. Um desses widgets é o do transmissor de FM (o que está ao lado inferior direito).

E hoje de manhã, depois do aparelho ter passado quase que a noite inteira ligado na tomada, fui ver um SMS, e antes de bloquear o aparelho passei o dedo, sem querer, nesse widget….ligando o transmissor!

O resultado foi que lá pelas 2 da tarde eu olhei pro indicador de bateria e ele já estava no amarelo. Lá vamos nós para mais uma carga…..depois de desligar o transmissor, claro. E também removê-lo da tela principal, já que não é algo que será assim tão utilizado a ponto de precisar um atalho ali.

Algumas providências eu já tomei para poupar o máximo de energia possível, como deixar o bluetooth sempre desativado, e também não deixar que ele procure automaticamente por uma rede de dados disponível (seja a rede da operadora, seja wi-fi).

Comprei no eBay um recarregador veicular pra ele, e espero que não demore muito pra chegar. Pelo anúncio, é original e novo. Acho que vale o risco pela diferença de preço: aqui no Brasil esse recarregador custa cerca de R$60,00 em lojas online….lá está US$12,00, sem cobrança de frete. Mesmo que queiram cobrar o imposto de importação, ainda sai mais barato que comprar aqui.

Lista de aplicativos úteis

Esta é uma pequena lista de alguns aplicativos que instalei, e que achei muito úteis:

load-applet: ele cria um ícone na área de status, mostrando a carga da memória e também da CPU, assim como permite também criar screenshots e screencasts. Na verdade, os screencasts não estão funcionando ou eu que não estou sabendo fazê-los (círculo verde da imagem 1 e retângulo vermelho da imagem 2).

Simple Brightness Applet: permite alterar o brilho da tela de forma rápida e fácil, assim como deixá-la sempre acesa (retângulo verde da imagem 2).

Simple FMTX desktop widget: para habilitar/desabilitar o transmissor FM direto do desktop (retângulo verde da imagem 1).

rootsh: permite usar o terminal como root, de forma mais segura.

FM Radio Player: como o nome diz, o aplicativo que comentei aqui. Apesar que nos testes que fiz a recepção ficou bem ruim.

imagem 1

imagem 2

Tags:

Afinal: tem receptor de FM?

As especificações técnicas do aparelho não dizem que ele tem um receptor de rádio FM. Mas isso seria um tremendo retrocesso por parte da Nokia, já que ele conta com um transmissor FM. Além de praticamente todo aparelho hoje em dia possuir rádio.

Mas a questão foi respondida por um desenvolvedor que criou um programa em Python para acessar o hardware.

Na prática, o que acontece é que o aparelho não sai de fábrica com um software para escutar rádio. Mas o hardware necessário está lá sim! Provavelmente a Nokia coloque um programa nativo no aparelho num firmware posterior (ou quem sabe ao lançar o aparelho mesmo, já que todos os que estão rodando por aí contam com um firmware antigo).

O único problema que o desenvolvedor notou é que usar o rádio no N900, do jeito que ele fez, consome muita bateria, pois obriga a ligar várias coisas no aparelho (como o bluetooth, por exemplo). Eu acredito que isso é assim apenas nas unidades de teste…

Tags: